Dentes de leite podem ajudar a tratar doenças no futuro e salvar vidas
Uma nova técnica, que coleta e armazena células-tronco extraídas a partir dos dentes de leite das crianças, pode garantir a segurança nos tratamentos futuros. O dente é encaminhado ao laboratório e, após a retirada do material é armazenado em tanques de nitrogênio para utilização no futuro.
Trocar uma moeda por um dente com a “fada dos dentes”, é coisa do passado. O dente de leite, que era tão querido por ela, agora terá e uma finalidade muito mais nobre: tratar doenças no futuro. Dele, são retiradas células-tronco que se multiplicam em milhares e são capazes de constituir novos ossos, músculos e artérias.
Essa já é uma realidade em Mogi Mirim. Na cidade, o profissional credenciado a coletar o dente para armazenamento é o Dr. Daniel Mason Albejante, com larga experiência em Odontopediatria e Ortodontia, diretor clínico da Regente Odontologia.
Com a evolução da tecnologia na área da saúde regenerativa, o que antes eram apenas pesquisas por todo o mundo, agora é uma realidade aqui no Brasil e em Mogi Mirim. “Isso possibilita um leque enorme de possibilidades e, claro, muita esperança. A célula de um dentinho de leite está pronta para evoluir e crescer, e a proposta aqui é estocá-la para termos a esperança da reconstrução no futuro.”, comenta o Dr. Daniel, que já atende famílias na região de Mogi Mirim com a coleta do dente de leite para armazenamento das células-tronco.
Daniel Albejante Mason é credenciado pela empresa R-Crio, um Centro de Tecnologia Celular, localizada na cidade de Campinas, especializada em isolar, expandir e criopreservar as células-tronco da polpa do dente de leite.
OS 7 MAIORES BENEFÍCIOS
DAS CÉLULAS-TRONCO DO DENTE DE LEITE
1. Todo dentinho de leite guarda células-tronco
As células-tronco do cordão umbilical só podem ser armazenadas em uma oportunidade. As crianças possuem 20 dentes de leite, o que significam 20 oportunidades.
2. As células-tronco do dente de leite são jovens!
Quanto mais jovem é uma célula, maior é a sua capacidade de replicação.
3. São células-tronco do tipo mesenquimal.
O dentinho guarda células do tipo mesenquimal. Isso é um dos benefícios das células-tronco do dente de leite porque elas são capazes de se transformar em diversas outras células como músculos, tecido nervoso, tecido adiposo, ossos, pele, tecido cardíaco e cartilagem.
4. Os tratamentos existentes e o futuro promissor.
As células-tronco do dente de leite já se mostraram eficazes para a reconstrução óssea em fissura labiopalatina, enxerto em queimaduras de terceiro grau, regeneração da córnea, regeneração de lesões ósseas, entre outros tratamento e ainda existem diversas pesquisas em andamento com células-tronco, por exemplo, para tratamento do Diabetes, doença de Alzheimer e Parkinson.
5. Células-tronco podem ser usadas em mais de uma oportunidade.
Elas conseguem se auto-replicar. Graças a essa característica, seu filho poderá utilizá-las para mais de um tratamento, em diversas ocasiões ao longo da vida.
6. Elas são únicas e poderão ser utilizadas pelo doador em tratamentos. Ao fazer o armazenamento das células-tronco do dente de leite de seu filho, você estará preservando células próprias dele, ou seja, que contêm seu DNA. Isso reduz o risco de rejeição pelo organismo, aumentando as chances de sucesso em tratamentos. Já as células-tronco do cordão umbilical utilizadas nos tratamentos de doenças do sangue, por exemplo, não são do próprio doador. Isso acontece porque algumas doenças, como leucemia, ocorrem devido a problemas genéticos que também estarão presentes nas células do cordão umbilical do doador.
7. Uma segurança por toda a vida.
O maior dos benefícios das células-tronco do dente de leite é a segurança que você terá. Durante a vida, passamos por situações em que pensamos que uma atitude tomada no passado poderia ter mudado o futuro, não é? Através do armazenamento das células-tronco do dente de leite, você estará proporcionando uma segurança extra para o futuro do seu filho. Fazer essa escolha apenas depende de você!
1 thought on “Dentes de leite podem ajudar a tratar doenças no futuro e salvar vidas”
Comments are closed.