Ortodontia

A Ortodontia visa a harmonia dos dentes superiores e inferiores, lábios e ossos maxilares buscando um adequado equilíbrio facial, portanto, nós entregamos uma nova forma de sorrir para a vida.

Essa especialidade tem como objetivo corrigir maloclusões das mais simples às mais complexas através de aparelhos ortodônticos fixos, que podem ser metálicos ou estéticos, aparelhos removíveis e até mesmo alinhadores invisíveis.

As causas dos problemas de maloclusão são muitas e variadas, podem ser hereditárias (dentes apinhados, separados demais, falta ou excesso de dentes, etc.), adquiridos (hábitos bucais, como chupar dedo, posicionamento incorreto da língua, respiração deficiente, perda precoce dos dentes, etc.) ou movimentação dentária causada por doenças gengivais.

A maloclusão também pode causar incômodo durante a mastigação e provocar dor na região da cabeça e pescoço.

Algumas devem ser tratadas o mais cedo possível, a fim de impedir que os danos causados sejam maiores. A Ortodontia melhora a oclusão promovendo uma melhor distribuição das forças exercidas sobre os dentes, protegendo-os dos traumas que podem causar em seu periodonto (gengiva, osso e ligamentos).

As consequências maiores da maloclusão são percebidas nos seguintes comprometimentos:

Estético
Pode causar influência na vida social das pessoas, e até deixá-las tímidas ao sorrir.

Fala
Com os dentes fora das posições corretas, A pessoa pode não conseguir pronunciar algumas palavras ou até mesmo falar com dificuldade.

Mastigatório
A pessoa pode não conseguir executar corretamente as funções de mastigação; como cortar e triturar os alimentos.

Prevenção
Dentes tortos dificultam uma correta higienização, o que pode levar a sérios problemas bucais.

Reabilitação
Em reabilitações podemos recuperar espaços dentários perdidos (por extrações ou ausência de um ou mais dentes), tornando possível a colocação de implantes e próteses, permitindo reconstruções estéticas e protéticas amplas.

Mas grande maioria destes problemas é facilmente corrigida com a utilização de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos, devolvendo às pessoas o prazer de sorrir, mastigar e falar; tão essenciais à vida!

 

Qual é o melhor momento para tratar?
Quando se observa alguma alteração. É importante detectar o problema precocemente para se obter melhores resultados. Quanto antes for diagnosticada a maloclusão melhor se consegue traçar um plano de tratamento e o melhor momento para executá-lo.

Podem se beneficiar do tratamento Ortodôntico tanto as crianças como os adultos.