Implante Dentário
O implante dentário foi desenvolvido para trazer a vontade de sorrir de volta as pessoas que perderam seus dentes por conta de algum descuido ou acidente.
Eles são compostos por estruturas de metal (titânio) colocadas cirurgicamente nos ossos maxilares abaixo da gengiva, funcionando como substitutos das raízes dentárias. Nessas estruturas, o dentista consegue colocar dentes substitutos (próteses).
Vantagens
Não são todas as pessoas que conseguem se dar bem com próteses e dentaduras, pois, acabam sendo desconfortáveis e não conseguem se adaptar a elas.
Os implantes acabam sendo uma ótima opção, pois dá mais segurança ao paciente já que não é necessário desgastar nenhum dente natural para poder implantar os dentes substitutos, como acaba sendo feito em pontes fixas convencionais.
Recomendações
As pessoas que se interessarem em colocar o implante precisam estar com as gengivas saudáveis e os ossos adequados, para que assim eles sustentem as estruturas.
Também precisam sempre estarem atentas com uma boa higiene bucal e acompanhar regularmente um dentista.
O procedimento do implante
Muitas pessoas ficam preocupadas com a dor que irão sentir na hora de colocar um implante. Mas não é preciso se preocupar.
Pois, não dói! Com todo o avanço tecnológico no ramo da odontologia, isso se tornou um grande tabu.
Durante todo o processo o paciente não sente dor, podendo ficar tranquilo.
Nos dias seguintes pode ser que ocorram alguns desconfortos por conta de toda a manipulação nos tecidos, mas que podem ser controlados com analgésicos ou anti-inflamatórios.
Implante Dentário e dentes
Com todo o avanço na odontologia, atualmente é possível que sejam colocados os implantes e os dentes no mesmo dia dependendo do caso.
O paciente não precisa ficar com a boca incompleta por um tempo e esperar para que a reabilitação seja feita pouco a pouco.
Rejeição dos implantes
Mais um mito criado! O organismo não tem como rejeitar o implante, pois, ele rejeita células estranhas não um corpo inerte.
O que pode acontecer é alguma falha durante a cirurgia que faça com que ocorra uma contaminação ou infecção.
Por isto é sempre bom atentar-se na escolha do profissional que irá tomar conta de todo o procedimento.
Reabilitação Oral na Regente Odontologia
Pessoas que não possuem osso e o implante dentário
As pessoas que não possuem “quantidade” de osso suficiente podem sim usufruir do implante, mas não de imediato. Essa pessoa terá que antes fazer uma cirurgia de enxerto ósseo e esperar um tempo para colocar o implante.
Requisitos para colocar implante dentário
Não são todas as pessoas que estão aptas a colocar implante, por isso é necessária uma avaliação com um dentista. Espaço entre os dentes, condições de saúde bucal e geral, entre outras coisas.
Também é solicitado alguns exames de imagem, como tomografia e raio-x, para um planejamento cirúrgico adequado.
Se você quer sorrir novamente sem se preocupar, mas não sabe como, procure um dentista de sua confiança e verifique essa possibilidade!
Aqui na Regente Odontologia temos vários motivos para você sorrir, saiba mais: