Implantes dentários: Como, por que, quando e quanto
Devido a perda de dente e raiz, um dos muitos tratamentos que realizam a substituição são os implantes dentários. Ele constitui uma peça de titânio que é instalada no maxilar, abaixo da gengiva, realizando a função da raiz de sustentar o dente.
Algumas das causas que levam a instalação de um implante são: a cárie, que destroem os dentes; e a periodontite, permitindo o movimento do dente e consequentemente, sua queda.
Benefícios dos implantes dentários
Colocar implantes dentários traz benefícios em áreas muito importantes:
- Digestão: Devido a perca de um ou mias dentes, a digestão fica prejudicada devido à má mastigação e menor quantidade de saliva.
- Autoestima: A pessoa fica desconfortável ao sorrir, tapando a boca para não mostrar que perdeu um dente, ocasionando em problemas psicológicos.
- Comunicação: A falta de dente, ou próteses que não ficam no lugar, prejudicam a fala, interferindo no dia-a-dia da pessoa.
- Saúde bucal: Os implantes proporcionam maior facilidade para a escovação, assim auxiliando na higienização bucal.
É muito importante sempre manter hábitos de higienização, realizando escovações diárias, utilizar o fio dental e o enxaguante bucal.
Dói?
O procedimento da instalação do implante é indolor, devido a utilização de anestesia local, para que a incisão na gengiva e a fixação no osso passe desapercebida. No entanto, após a cirurgia, com intuito de amenizar possíveis dores ou infecções o dentista pode recomendar o uso de analgésico, antibiótico, anti-inflamatório e repouso.
A dor pode durar por cerca de 5 dias e como recomendação durante esse período, o uso de medicamentos prescritos e a preferência por alimentos frios, é uma boa solução para o alívio do desconforto.
Valores de implantes dentários
O valor do implante varia de acordo com a técnica a ser realizada, quantidade de dentes e a utilização de material nacional ou importado e portanto o preço pode variar de R$ 800 e R$3500. Nas universidades de odontologia, é possível conseguir gratuitamente, arcando apenas com os custos do material.
A instalação do implante dentário
O implante dentário é instalado por um cirurgião-dentista sob anestesia local. Primeiro, é feita a extração dos dentes problemáticos e implante dentário é fixado e, em seguida, o dente é encaixado por cima.
O período de adaptação é de 6 meses para o dentes superiores e 4 meses para os inferiores. Após o procedimento ser realizado, o cirurgião-dentista indicará analgésicos e repouso de 24 horas. Evitar fazer esforços e fazer atividade física.
Implante dentário com carga imediata
O implante dentário com carga imediata é feito quando se coloca o dente na estrutura metálica logo em seguida o ato cirúrgico. Esta técnica da carga imediata, o processo é mais rápido e assim, se garante conforto e estética para o paciente. No entanto para essa técnica existem restrições como localização do implante, condição de saúde do paciente, e o estado do osso que receberá o implante.
Contraindicações
O implante dentário é contraindicado para pacientes que possuem doenças crônicas como problemas cardíacos, diabéticos não tratados, durante a quimioterapia e em casos de osteoporose.
Para estes, são indicados a dentadura.