Odontologia do Esporte – Os cuidados necessários da saúde bucal dos atletas
A odontologia não é responsável apenas pelos sorrisos lindos e maravilhosamente brancos, mas também pela saúde bucal que é de grande importância. A saúde bucal está diretamente relacionada com o aparecimento de doenças sistêmicas, que eventualmente atingem todo o organismo, podem ter sido causadas por infecções orais.
Um grupo de pessoas que deveriam estar muito atentos a saúde bucal, é o dos atletas, sejam amadores ou profissionais. Esses atletas devem estar de olho na saúde sempre, pois, exigem mais do corpo e necessitam de atenção à saúde. Por este motivo, existe a Odontologia do Esporte que visa investigar, prevenir, tratar, reabilitar e compreender as doenças que podem atingir a saúde bucal e comprometer o desempenho de atletas, buscando melhorar o rendimento e prevenir lesões futuras.
A Odontologia do Esporte também se preocupa em entregar um atendimento odontológico de maneira individualizada e de qualidade, por isso exige atenção para qual esporte é praticado por determinado atleta, pois, existem características especificas como capacidade fisiológica e condição física dos praticantes.
Atualmente, é conhecido diversos fatores que se relacionam entre odontologia e a saúde geral do atleta como infecções presentes na boca que atingem sua preparação e recuperação de lesões musculares e articulares.
Há também fatores como o de doenças periodontais (que atingem gengiva, por exemplo) que levam ao surgimento de doenças coronárias (aquelas que atingem as artérias do coração), ou ainda a alteração do encaixe dos dentes inadequados, que atingem a respiração e postura corporal do atleta.
Problemas como a presença do siso podem aumentar o risco de fraturas mandibulares nos esportes de contato ou ainda devido a sua posição ou processo de erupção, aumentando o risco de infecções.
A Disfunção da Articulação Temporo Mandibular (DTM) pode ocorrer frequentemente em atletas por causa da força exercida dos dentes superiores contra os dentes inferiores devido às explosões musculares e a suscetibilidade a níveis de stress maiores.
Recomendações devem ser feitas para a melhora do desempenho físico como o consumo de isotônicos ser moderado já que podem ocorrer alterações dentárias e comprometer a saúde bucal; A ingestão de alimentos e suplementos maior em relação a uma pessoa comum leva a um rigor maior com a higiene bucal; Utilização de protetores bucais para amortecer e dissipar impactos, pois os atletas possuem uma frequência maior de traumas dentários e dependendo do esporte, a incidência aumenta significantemente.
Com o objetivo de obter mais foco em aprimorar e consolidar as questões tratadas pela Odontologia do Esporte, em 2013, foi criada a Academia Brasileira de Odontologia do Esporte (ABROE) e ela possui membros em todo o país que buscam sempre aperfeiçoar as técnicas desta área através de pesquisas cientificas e comprovações clínicas.
Para consolidar, centralizar e aprimorar todas essas questões colocadas acima, foi criada em 2013 a Academia Brasileira de Odontologia do Esporte – ABROE possui membros em todo Brasil e tem como principal função promover a odontologia do esporte através de pesquisas científicas e comprovações clínicas.