Ortodontia Infantil – Quanto crianças podem iniciar o tratamento ortodôntico?
Todas as crianças passam pela fase em que os dentes de leite dão lugar aos dentes permanentes. No entanto, os cuidados com os dentes já podem e devem ser feitos junto a um dentista a partir do nascimento dos primeiros dentinhos e dessa forma as vezes é necessário o tratamento de ortodontia infantil.
E isto se deve ao fato dos tratamentos serem mais eficazes durante a fase de crescimento e as anomalias que são detectadas nessa fase, são tratadas rapidamente, evitando assim os tratamentos longos e mais invasivos na fase adulta.
Os dentes de leite também apresentam anomalias muitas vezes, mas então fica a dúvida, por que tratar os dentes de leite? Os dentes de leite são capazes apresentar indícios de problemas futuros e que vão atingir os dentes permanentes e podem evitados com a ida ao dentista, pois este indicará a melhor solução, como a utilização de algum aparelho ou remover hábitos como a chupeta, dependendo do caso.
Alguns aparelhos ortopédicos são utilizados como método de tratamento durante a infância (sendo eficazes apenas nesta fase da vida), não sendo o aparelho ortodôntico a única opção, pois a formação óssea e dentária está em desenvolvimento, o que permite facilmente a alteração.
O que vai definir qual tipo de aparelho a ser utilizado é o estágio de dentição a criança se encontra, decídua (de leite) ou mista. Devido a quantidade de opções de aparelhos e por isso deve ser considerado o tratamento que não machuque ou cause algum trauma, aliando saúde e bem-estar dos pequeninos.
Caso tenha alguma outra dúvida sobre o melhor momento para o seu filho ou filha iniciar o tratamento de ortodontia infantil, procure um Odontopediatra Especialista.
Siga nas redes sociais
Facebook
Instagram