Pré-natal odontológico: o bebê precisa de cuidados ainda na barriga da mãe

Todos sabemos que a saúde bucal deve ser cuidada diariamente, um hábito. Mas são poucas as pessoas que lembram que os cuidados devem se iniciar ainda na gravidez, chamamos de Pré-natal odontológico. Os cuidados com a saúde bucal neste período, com a futura mamãe devem ser redobrados, pois, qualquer descuido pode até mesmo provocar um parto prematuro.

É importante entender que a saúde geral do bebê inicia-se ainda na barriga da mamãe.

“Se analisarmos qualquer indivíduo, a boca é o meio onde muitas doenças são adquiridas e com a gestante não é diferente, então, tratar da saúde bucal junto com a saúde geral da mulher é prioritário. Por meio do Pré-natal odontológico o profissional orientará e quebrará os paradigmas e preocupações sobre a gestação e o tratamento odontológico, sempre com o objetivo de cuidar da saúde da mamãe e do bebê”, explica o odontopediatra Dr. Daniel Mason Albejante Responsável Técnico da Regente Odontologia.

Neste período o organismo da gestante sofre uma enorme variação hormonal que promove alterações na saúde bucal como:

  • facilidade de desenvolvimento de gengivite
  • a hipossalivação
  • enjoos matinais
  • dificuldade na higiene bucal

Essas alterações podem aumentar significativamente a probabilidade de cárie e desenvolver doenças periodontais. Mas, caso a gestante tenha os cuidados necessários é possível evitar e controlar esses problemas.

Alimentação saudável e bons hábitos de higiene bucal são primordiais para uma gestação totalmente segura então anote aí:

  • reduzir o consumo de açúcar
  • fazer a escovação correta após as refeições, de preferência com escova de cerdas ultra macias
  • usar o fio dental
  • creme dental com flúor

As alterações hormonais que ocorrem na gestação favorecem condições pré-existentes e isso pode gerar muito desconforto para a futura mamãe.

“Algumas doenças bucais, como a periodontite, podem ocasionar o nascimento prematuro devido processo inflamatório crônico da gengiva. No caso da periodontite, é importante entender que a placa bacteriana presente é composta por milhões de microrganismos que podem migrar para a corrente sanguínea, que consequentemente podem liberar prostaglandinas, que são os ácidos graxos com atividade hormonal), e é isso que pode causar o nascimento prematuro do bebê.” Explica o Dr. Daniel.

 

Atenção a Prevenção Odontológica

Durante a gestação, a melhor opção é fazer um Pré-natal odontológico e check-up preventivo completo. Esta é a melhor maneira de cuidar da saúde bucal, realizar a profilaxia dentária removendo a placa bacteriana e fazer o polimento dos dentes.

É aconselhável evitar os tratamentos mais extensos e cirurgias neste período apenas é claro em extrema necessidade ou conforme orientação do Cirurgião Dentista.

Siga nas redes sociais
Facebook
Instagram