Tratamento ortodôntico: Problemas antes da instalação

O tratamento ortodôntico possui um processo muito complexo e delicado, e para obter o resultado esperado, o paciente precisa ter uma ótima saúde bucal e se prevenir para eventuais doenças e problemas. Para isso, existe uma lista de condições dos ortodontistas para a instalação do aparelho.

O exame de radiografia é uma das primeiras condições, para maior análise da situação e posição de cada dente na arcada dentaria, e existência de alguma cárie no paciente.

Mas o que a cárie influencia no tratamento ortodôntico?

A instalação do aparelho ortodôntico em um paciente com cárie é contraindicado e improdutivo. Essa decisão ocorrer pelo motivo da cárie trazer uma serie de danos aos dentes e, portanto, deve ser tratada antes da instalação do aparelho, pois uma restauração ou obturação de uma cárie após a instalação se torna complicada.

Por parte do paciente, a higienização bucal se torna complicada, desse modo, é importante deixar tudo em ordem antes de dificultar a limpeza com a estrutura do aparelho já instalado.

Os dentes inclusos?

Um outro problema que pode ser detectado através da radiografia, é o da presença de dentes inclusos. Isto é, dentes que não nasceram (é o caso dos dentes do siso). Esses dentes pressionam os demais, então é importante extrair esses dentes (tratamento mais indicado) para facilitar o tratamento ortodôntico posteriormente.

As doenças periodontais?

Cárie e dentes inclusos são apenas parte das condições, as doenças periodontais como gengivite e periodontite podem ser um obstáculo para a instalação do aparelho, visto que é muito necessário garantir a firmeza e a integridade dos tecidos da boca. Isto se deve ao fato de o aparelho exercer pressão para o alinhamento dos dentes, e tal quadro pode ocasionar em inflamação e inchaço nestas áreas.

 

Siga nas redes sociais
Facebook
Instagram